O DECIBEL EM TELECOMUNICAÇÕES
Mas o que é o Decibel ?
Agora chegou a Hora de lhe Explicar o que é o Decibel.
Compreendendo o Decibel
Decibel , abreviado por dB é uma Medida cujo Surgimento deveu-se a Necessidade do Homem Quantificar os Valores Relativos ou Absolutos Correspondentes à medidas dos Sinais de Ruídos nas Telecomunicações e Sonorização.
Através de uma escala em decibel você poderá ter a noção prática dos valores absolutos dos sinais que o nosso ouvido humano é capaz de ser sensibilizado.
È fácil observar que a partir de zero dB (mínimo de ruído audível) o nível vai aumentando não linearmente até um limite de 140dB (máximo de ruído que o nosso ouvido poderá receber Acima deste valor será nocivo ao homem)
Para Analisar os Níveis de Ruídos ou Sons Ambientais é Utilizado um Instrumento de Medida Chamado de Decibelímetro. Este equipamento irá registrar com precisão exatamente o nível sonoro daquele ambiente, e a sua unidade é o decibel, comumente abreviado dB.
Compreendendo o Decibelímetro
Para Analisar os Níveis de Ruídos ou Sons Ambientais é Utilizado um Instrumento de Medida Chamado de Decibelímetro. Este equipamento irá registrar com precisão exatamente o nível sonoro daquele ambiente, e a sua unidade é o decibel, comumente abreviado dB.
Onde mais é Utilizada a Medida em Decibel ?
O Decibel é uma das Unidades de Medidas mais importantes em Telecomunicações. Esta Unidade de Medida também é Utilizada para análise do Ganho Nominal da Antena Transmissora, Receptora, ou do Nível de Atenuação do Cabo que Liga esta Antena. Ela Define uma Relação de Potência, Voltagem ou Corrente, mas Sempre Comparado com uma Referência.
Quando você for Adquirir uma Antena para a sua Instalação, irá Verificar no seu catálogo, na Caixa ou Embalagem do Produto, algumas Informações Técnicas correspondentes daquela antena como por Exemplo:
Frequência = 470 a 800MHz ( Frequência de Recepção de todos os Canais da TV Digital).
Ganho = 3dBi (Ganho de Recepção da Antena do Sinal de TV Digital).
As Antenas não têm Ganho da mesma Maneira que os Amplificadores de Áudio, que normalmente são apresentados pela unidades de Referência em Watts RMS, IHFou PMPO.
O ganho de uma Antena é uma Indicação da Redistribuição Espacial da Potência Concentrada e Distribuída; Ela não Amplifica o Sinal e sim Concentra a Energia para uma Determinada Direção.
Ufa !!! vou lhe explicar melhor :
Agora chegou a Hora de você Conhecer os Pais do Decibel e Entender o que é Decibel de Verdade, para Nunca mais Esquecer.
OS PRIMEIROS CIENTISTAS WEBER-FRECHNER
Foi observado por Weber-Frechner (cientistas Alemães) que a resposta do ouvido humano é Logarítmica. Ou seja, você não Ouve linearmente os Graves e Agudos. Daí então surgiu a Necessidade de um Sistema de Medidas Sonoras Fundamentadas em Logaritmos com Relação à Potência Elétrica, para se medir Corretamente.Eles Criaram a Famosa Escala de Decibel que vimos Anteriormente.
Decibel , abreviado por dB é uma Medida cujo Surgimento deveu-se a Necessidade do Homem Quantificar os Valores Relativos ou Absolutos Correspondentes à medidas das Telecomunicações
Com o Advento das Telecomunicações, Pesquisas foram Realizadas e Verificou-se que Matematicamente, nos Estudos das Antenas, linhas Telefônicas e Amplificadores, as Relações não são Lineares e sim Exponenciais. Vou citar um Exemplo:
Um Técnico realizou uma Medida de Potência no Amplificador de Áudio com um Decibelímetro (instrumento que mede em dB) e verificou um Ganho de 60 dB.
O que Corresponderia este Valor em Ganho real Linear?
Calculando Matematicamente Utilizando-se das Técnicas dos Logaritmos, o Ganho correspondente Linearmente, que chamo de Ganho Real, será de 1000 vezes (Número muito Grande).Em Resumo, você Poderá dizer que o Amplificador em Questão obteve um Ganho de 60dB, ou Simplesmente dizer que o Ganho foi de 1000 Vezes (são equivalentes)
ALEXANDER GRAHAM BELL
Qual a Vantagem de se Utilizar o dB?
Com o Decibel os Cálculos Matemáticos são Facilitados, porque não Precisa Utilizar as Quatro Operações.
Os Ganhos e Atenuações Passariam a ser Simplesmente Somadas ou Subtraídas. Devido a essas Vantagens, a Indústria Telefônica em Homenagem a Alexander Graham Bell, Resolveu Popularizar uma Unidade Logarítmica que foi Denominada de Bell. Na Prática foi Constatada que a Unidade Bell era muito Grande, Passando-se então a Trabalhar com o Sub-Múltiplo do Bell, o Decibel.
O Decibel Pode ser Relacionado ás Unidades, Potência, Tensão ou Corrente de um Sistema .(Observe que as Fórmulas utilizam a Expressão Matemática com Logaritmo)
Desse Estudo Surgiram Algumas Fórmulas que Definem a Unidade Decibel em Diversas Aplicações, como:
Onde, 1 dB = 0,1 B
Na Prática Usual em Decibéis, Podemos Afirmar que quando um Sistema de Potência é Positivo como +dB, o Sistema está Obtendo um Ganho, ou Amplificação.
Quando o mesmo Sistema é Negativo, como – dB, implica que existe uma Atenuação ou Perda em Potência.
Com o Objetivo de Facilitar a compreensão,e Evitando os Cálculos Matemáticos Apresento a Seguir alguns Exemplos Oriundos daquelas Fórmulas apresentadas, que informam o Ganho de Potência em dB com relação à linear .
Enfatizo que Estas Relações Práticas só são Válidas apenas para a Unidade de Potência.
+ 3 dB = Relação de + 2 vezes = (Ganho de duas vezes)
+ 40 dB = Relação de 100 vezes = (Ganho de cem vezes)
- 3 dB = Relação de - 2 vezes =(Atenuação de duas vezes)
A partir desta unidade, surgiram outras, todas derivadas do decibel, por exemplo: dBi e dBd que são utilizadas em Antenas.Normalmente estes dados técnicos são expostos nas embalagens das antenas.
Ufa !!!Até que Enfim Volto a Falar de Antenas.
Diferenças entre dB, dBi e dBd
Você já Sabe o que é Decibel . Agora Tenho a Certeza de que você Ficou com uma outra Dúvida.
Quais são as diferenças entre dB; dBi; dBd ?
Não se Preocupe, pois vou Esclarecer Tudo.
Se a Potência de um Transmissor de TV for Distribuída em Todas as Direções em Espaço Livre, Através de uma Antena Ominidirecional, posso Dizer que Tenho uma Fonte Isotrópica. Já Falei sobre isto Anteriormente. Esta Fonte não Existe no mundo real, mas é Útil como Referência para Comparações. A sua Unidade é dBi.
Seguindo o mesmo Conceito, se Agora eu Inserir algum Tipo de Refletor ou um Diretor Metálico nesta Antena, estes componentes irão Afetar as Características da Antena, pois Concentrará o Campo Eletromagnético em uma única Direção.
Agora esta Antena é do tipo Dipolo. Dessa forma Pode-se Aumentar a Potência Resultante na Antena, que se for o Dobro teremos um Ganho de +3 dB nesta Direção se Comparado com Padrão Esférico da Antena Isotrópica. Neste caso a sua Unidade é dBd.
Na Recepção Acontece o mesmo Fenômeno. Se na sua Casa você Utilizar uma Antena Vertical, que é aquela Semelhante que temos no Telefone sem Fio, no Telefone Celular, etc. Ela é também Chamada de Omnidirecional
(Ela recebe sinal de todas as direções ).Então, eu Posso Afirmar que o Ganho desta Antena é de +3dBi (tem um Ganho de Duas Vezes em Relação ao Padrão), sendo o “i” Relativo à Comparação com a Antena Isotrópica.
Agora veja outras Possibilidades: Se a minha Antena for do Modelo Interna mas do tipo Dipolo. Neste Caso, em Espaço livre esta Antena irá Apresentar Nulos ao longo do Eixo e irá Radiar mais Potência para Algumas Direções com um Ganho Máximo de 2,14 dB.
Se esta Antena for Comparada com Antena interna Vertical Isotrópica, terá um Ganho de 2,14 dBi. Se agora, ao Invés de Comparar com uma Isotrópica, esta Antena Dipolo for Comparada com outra Antena Dipolo do mesmo Tipo, o Ganho da Antena não é mais 2,14, o Fator agora será 1.
É então Chamado de Ganho em dBd.Portanto a mesma Antena Dipolo que tem um Ganho de 2,14 dBi, terá um Ganho de 0 dBd, “d” de Dipolo, pois estaria se Comparando a ela Mesma.Então você já Entendeu que se Utilizar uma Antena Externa Drecional do tipo YAGI, por Exemplo, pode-se ter o Ganho Expresso na embalagem tanto em dBd como em dBi. Ambas formas são Válidas porque estas unidades se Relacionam .Porque dBi = dBd + 2,14 ou dBd = dBi – 2,14.
Para Finalizar este Assunto, é bom Esclarecer que a Unidade Decibel dB é uma Unidade Absoluta Padrão.Enquanto que as Unidades dBi e dBd são Unidades Relativas Derivadas do dB, Comparadas Sempre com uma Referência.Será que ficou esclarecido o assunto Decibel?
Tipos de Antenas Internas
Existem Vários Tipos de Antenas Internas para TV Digital em UHF
Eu Recomendo que as Antenas Internas só Devem ser Instaladas quando a Casa do Telespectador estiver Próximo a uma Torre de Transmissão de TV Digital. Do Contrário você não terá Recepção.
Lembro a você que a Transmissão de TV Analógica, tem uma Característica Singular. Se você Mora longe da Torre de Transmissão, a sua Televisão vai se Apresentar com Chuviscos, mas Consegue-se Ainda Visualizar uma Imagem com Interferências, Bem Ruim, mas ela Aparece na Tela do seu Televisor.
Por outro Lado, na Transmissão de TV Digital se Você Mora longe da Torre de Transmissão, e se não Tiver Instalado uma Antena Adequada, a sua Televisão vai se Apresentar Sem Imagem na Tela. Esta é a Grande Diferença
As Antenas Mais Vendidas no mercado Comercialmente INDOOR Possuem os Modelos:
Normal (não Possui Amplificador) e a Amplificada (Contém um Circuito Amplificador Interno).
Qual delas é a Melhor?
Calma eu vou Explicar:
Antena Amplificada
No Mercado Eletrônico Existe uma Infinidade de Tipos de Antenas para a TV Digital. Elas podem Atender Isoladamente à Recepção de VHF, UHF , ou a de Banda Larga que Abrange as Duas Bandas de Freqüências.
Como você já viu Anteriormente, as Antenas são Projetadas de Acordo com a sua Freqüência de Sintonia. Portanto posso Afirmar que Não Existe Diferença entre uma Antena para Recepção Analógica e a Digital.
O Projeto é o Mesmo, o que Muda é a Frequência, a Precisão e Exatidão na Fabricação. Ou seja é a Qualidade do Material. Porque quanto Maior for a Frequência de Sintonia mais Crítica será a Recepção. Esta é a Dúvida de muitos Profissionais da Área que saõ Induzidos por Propaganda Enganosa de alguns Fabricantes.
Com Relação a Antena Interna Digital Amplificada, também Não é Muito Aceita ou Recomendada, pois o Amplificador que está no seu Interior irá Amplificar o Sinal Digital, entretanto Pode Cortar (Atenuar) Parte da Banda de Frequência. Normalmente este Tipo Amplificado possui um Ganho de 10 dBi e pode Chegar até 42 dB (Depende do Modelo e do Fabricante).
Como Expliquei Anteriormente, uma Antena é muito Crítica, às Vezes pode Funcionar Bem numa Região mas em Outra Não (Vai depender de alguns fatores como Topografia da Região e Reflexões). Só a Prática e Testes no Campo Poderemos Aprovar uma Antena Adequadamente.
Entretanto, eu Aconselho e Recomendo que o Mais Correto e Coerente é Adquirir uma Antena Convencional de Boa Qualidade, que com Certeza você irá Obter uma Recepção Adequada para a sua Região. Normalmente este Tipo de Antena Comum Possui um Ganho de 3 dBi.
Aqui Vai um Alerta: Cabos Coaxiais e Conectores de Boa Qualidade são Fundamentais para uma Boa Recepção de TV Digital.
Estes Componentes Adjacentes são Atenuadores de Sinais e no Comercio Existem várias Marcas Duvidosas que às Vezes não Possuem a Impedância Correta (75 ohms) e com Certeza Contribuirão para uma Péssima Recepção, que Mesmo você Comprando uma Antena de Boa Qualidade irá Comprometer todo o Sistema Principalmente quando se Fala em TV Digital.
Então, Procure Adquirir um Kit Completo de um Fabricante Credenciado pela Anatel. Como Exemplo Indico a Marca Aquarius que já Está no Mercado há muito Tempo e muito Elogiado por Técnicos e Antenistas.
E aí, Gostou ? Se tiver Qualquer Dúvida, Faça um Comentário Logo Aqui em Baixo que Eu Ficarei Feliz em te Responder... Ou Se Quiser se Aprofundar Mais sobre o Assunto, Acesse a Minha Loja em www.arilsonbastos.comE se Você Gostou mesmo deste Post, Se Cadastre na Minha Lista, que Toda Semana eu vou te Mandar Um Novo Post Inédito. E de Quebra eu vou te Presentear com um eBook Grátis. Vai Lá! Vale Muito A Pena...Fique Atento ao Próximo Artigo... Te Garanto que Será Magnífico ou Até Melhor que Este... Aguarde!!!Grande Abraço!Professor Arilson Bastos