top of page

Como funciona uma transmissão externa de TELEVISÃO

COMO FUNCIONA UMA EMISSORA DE TELEVISÃO

Unidades Móveis para transmissão de TV ao Vivo

Olá Amigo.!!!!!! Tudo bem ?

Neste Post eu Vou dar sequência ao Post anterior que complementa este assunto que acredito ser bastante relevante..

Quem Assiste por Exemplo os Jogos de Futebol ao vivo, Jogos Olímpicos, Atletismos, e outros Esportes nem Imagina toda a Tecnologia Envolvida nessas Transmissões. Em Grandes Eventos como estes São Utilizados vários Tipos de Caminhões de Externa. Dentro eles você Vai Encontrar uma Mini-Emissora de TV. Este Processo de Transmissão é Chamado de UMJ’s, que É a Abreviatura de Unidade Móvel de Jornalismo, que Tem a Função de Enviar Som e Imagem ao Vivo através de Microondas.

Vista Interna de uma Unidade Móvel para transmissão de TV

È Deslumbrante a Visão Interna de um Caminhão de Externa de TV; Posso Afirmar que É uma Verdadeira Emissora de TV Compacta, Contendo inúmeros Equipamentos de última Geração. As unidades Móveis Permitem Gravar Matérias, Realizar Cortes, Selecioná-las e Enviá-las através de Microondas diretamente ao Headend, Satélite ou para um RepetidorTerrestre.

Dentro destas unidades Móveis você Vai Encontrar diversos Monitores, Mesas de Corte, Switcher, Microfones de Intercomunicação com o Repórter, Câmera Man e também com a Emissora.

Conforme o Título deste Tema, Existem diversos Tipos de Sistemas de unidades Móveis. Podem Ser através de Microondas, Uplinks e Muchilinks. O objetivo deles É Realizar Reportagens ao Vivo, Produzindo Matérias e Transmitir a Imagem Captada, para as suas Emissoras para Futuras Edições ou Gravações.

Unidades Móveis Compactas com Microondas

Para Eventos de Menor Porte e Reportagem Jornalística Local, São Utilizadas as Caminhonetes Compactas, que Oferecem mais Facilidades no Deslocamento. As unidades Móveis também Permitem Gravar Matérias e Enviá-las através de Microondas diretamente ao Headend , Satélite ou para um Repetidor Terrestre.

Quem Assiste por Exemplo os Telejornais Deve Ter Percebido uma Presença maior de Entradas ao Vivo nos Noticiários. Porém, para Colocar um Link no Ar, na maioria das Vezes É Utilizado este Tipo de Caminhão Compacto pela sua Praticidade e Facilidade de Chegar a Lugares de Difícil Acesso, como Ladeiras muito íngremes.

Para Atender a Necessidade da Programação com as Entradas ao Vivo dos Repórteres, eles Contam com estas Fantásticas Unidades de Transmissão de Jornalismo, chamadas de UMJ’s.

Como você Sabe, a Transmissão de TV É Realizada através de Ondas Eletromagnéticas que São Enviadas de uma Antena Parabólica Instalada no Teto do Carro unidade Móvel, para uma outra Antena de Recepção Direcionada para a Sede da Emissora.

Pode-se Transmitir diretamente para o Ar o Sinal Captado ou Enviá-lo à Emissora para Fins de Seleção de Imagens. Neste caso só depois que o Sinal É Selecionado, Preparado Tecnicamente e Editado pelo Centro de Pós- Produção É que ele Segue Finalmente até a Casa do Telespectador.

Sistemas de Unidades Móveis sem Microondas

Existe Atualmente um Sistema novo de unidade Móvel, também para Atender o Serviço de Externa que todas as Emissoras Estão Utilizando hoje. São as Transmisões de Jornalismo através da Internet, (Banda larga) que É Chamado de Transmisão IPTV (Internet Protocol Television). Às vezes também Chamado de TVIP (Televisão por IP) É o mais Moderno Método de Transmissão de Sinais Televisivos. Assim, como o Antigo já Conhecido VOIP (Voz sobre IP), o IPTV também Utiliza o Protocolo IP Internet Protocol como Principal meio de Transporte de Conteúdo. Este Serviço Pode Ser Realizado com um Automóvel, por Motocicleta, ou até a Pé, com uma Mochila nasCostas do Cinegrafista, chamado Comumente de Muchilink.

O Centro de Transmissão É o local onde a Programação de TV que Irá ao Ar É Recebida do Headend, (emissora de TV) com Sinais de Áudio e Vídeo Digitais Modulados para a Frequência do canal, Já Designado eHomologado pela ANATEL.

O Centro deTransmissãoPossui umTransmissor Digital de TV onde Através de uma Linha de Transmissão Leva o Sinal Vindo do Transmissor para uma Antena do Tipo UHF (ultra Alta Frequência) Instalada em uma Torre Metálica, Sempre na Parte mais Alta da Cidade para se Obter maior Eficiência e melhor Cobertura do Sistema de TV Digital na Região.

Centro de Transmissão de Televisão

Diagrama Básico de um Sistema de Transmissão de TV Digital

Um Sistema deTransmissão de Televisão Digital Abrange desde a Emissora até aTorre de Transmissão. Na Emissora É onde se Realiza a Produção de Conteúdo (programa de TV). Lá Podemos Encontrar Equipamentos como Encoder que Codifica os Sinais Digitais HD e SD, com os ParâmetrosTécnicos Exclusivos da Emissora, e o Multiplex queTem a Função de Receber diversos Sinais e Transmiti-los Simultâneamente com o Padrão ISDBt (sistema japonês) para oTransmissor.

O Centro deTransmissão deTV Faz parte do Sistema de TV Digital e sempre Fica Localizado no Ponto mais Alto da Cidade. Neste Local Aberto que É definido como Campo É que Estão Instalados a Torre de Transmissão e o Abrigo onde Fica o Transmissor.

O Diagrama Básico de um Transmissor de TV Digital Possui uma Forma Genérica, que Corresponde uma Arquitetura Própria Idealizada pelo seu Fabricante. Mas, de uma Forma Geral os Transmissores de TV Digital que Existem no Mercado Mundial, Têm Estruturas Semelhantes, Variando apenas em alguns Detalhes Técnicos.

Normalmente, os Circuitos Eletrônicos que um Transmissor de TV Digital Possui Internamente, Têm a Função de Modificar o Formato das Informações de Vídeo e Áudio de uma Emissora em Bit Stream,(fluxo de bits) Adequados para a Transmissão pelo Espaço livre (antena) com a melhor Qualidade de Sinal Possível.

Para tal, o Conteúdo da Informação Digital Deverá ser Convertido em um Sinal que se Possa Propagar pelo Ar com Facilidade. Para isso É Utilizado um Módulo chamado de Modulador que Tem a Função de Modificar o Sinal Vindo da Emissora para o Sistema de TV Digital do Padrão ISDBt (padrão japonês). Este Sinal então É Amplificado, pelo Módulo Excitador e por Fim, Vai até o Módulo Amplificador de Potência que Amplifica ainda mais e Fornece a Potência Elétrica Adequada para Alimentar a Antena Transmissora, para a Radiação Eletromagnética em todas as Direções com o Objetivo de Atender a Cobertura do Sinal Digital com Qualidade à todos os Domicílios da Cidade.

Vista Frontal de um Transmissor de Televisão

Hoje, no Mercado de Transmissores de TV Existem vários Fabricantes Nacionais e Estrangeiros que Oferecem os seus Produtos aqui no Brasil, para o Público Televisivo cada vez mais Exigente.

Mas, qual deles Escolher para Instalaçao na Emissora ?

Depois de uma Análise Técnica entre os Disponíveis no Mercado, eu Afirmo que todos São de boa Qualidade e São Homologados pela ANATEL, São Similares.

Normalmente o Transmissor de TV Digital também Tem Instalado no seu Rack no Painel Frontal alguns Equipamentos como:

Receptores de Satélite Digital, Receptores de Cabos Óópticos, Módulos Excitadores, Amplificadores de Potência, Equalizadores de Vídeo e Áudio, Filtro Digital,e por Fim o Visor LCD que através de um Menu Pode-se Realizar com Facilidade Medições, Análise e Ajustes Técnicos para Melhorar a Performance doTransmissor DTV.

Vista Frontal dos Equipamentos Instalados no Centro de Transmissão DTV

Quando você Adentrar no Centro de Transmissão, Naturalmente Ficará Entusiasmado ao Ver diversos Equipamentos Conectados ao Transmissor e Logicamente Terá a Curiosidade em Saber que Equipamentos São aqueles e suas Funções.

Quando Explico algo sobre Medidas em Televisão Digital, você Poderá Estar se Perguntando: Como É Realizada a Avaliação do Sistema de Transmissão DTV?

A Seguir Apresento algumas das mais Importantes Medidas que o Técnico de Transmissão Deverá Realizar no Sistema de Transmissão DTV:

Para Fins de Manutenção, Posso Afirmar que um Sistema de Transmissão DTV É Composto por 5 Módulos:

  1. Multiplex ISDB;

  2. Modulador ISDB;

  3. Transmissor Digital propriamente dito;

  4. Filtro de Saída.

  5. Antena

Todos esses Módulos Deverão Ser Analisados através de Medidores Especiais para a Realização de Manutenção DTV. A Seguir Apresento alguns desses Equipamentos que Deverão estar Disponíveis nesta Sala, e São eles:

  1. Notebook (Laptop Utilizado para Insersão dos Parâmetros DTV)

  2. Medidor de MER (Medidor de Erro de Modulação doTransmissor)

  3. Medidor de ROE (Medidor da Onda Refletida da Antena)

  4. Medidor de Potência (Medidor da Potência de Saida do Transmissor)

  5. Analisador de Espectro (Medidor da Frequência do Canal de TV)

  6. Multímetro (Medidor de Voltagem e Corrente dos Circuitos)

  7. Osciloscópio (Medidor de Formas de Onda dos Circuitos)

  8. Analisador de Diagrama de Constelação ( Medidor da Modulação DTV)

Bom, Mas este Tema Que Estou Passando para Você ainda Não se Esgotou. Na sequência Você Terá Outros Posts continuando com o Tema Fantástico que É “Televisão Digital”. Aguarde que Tem mais...

E aí, Gostou ? Se tiver Qualquer Dúvida, Faça um Comentário Logo Aqui em Baixo que Eu Ficarei Feliz em te Responder... Ou Se Quiser se Aprofundar Mais sobre o Assunto, Acesse a Minha Loja em www.arilsonbastos.com

Fique Atento ao Próximo Artigo... Te Garanto que Será Magnífico ou Até Melhor que Este... Aguarde!!!

Grande Abraço! Professor Arilson Bastos


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page