top of page

REPARAÇÃO DOS RECEPTORES DE TV LCD E LED


PARTE 2

Neste post vou apresentar pra você as placas da fonte de alimentação, TCon e a placa Inversora do backlight.

Você já Deve Estar se Perguntando: Como é que a Tela é Acesa?

Acendimento do Display da Tela é Realizado por uma Placa chamada de Back-Light. Esta Placa Contém Circuitos que Utilizam duas Técnicas. Uma para os televisores LCD ou outra exclusiva para os Televisores LED.

Nos Televisores LCD é Realizada por Lâmpadas CCFL (Mini Lâmpadas Fluorescentes Posicionadas na Parte Traseira do Display).

Nos Televisores LED o Acendimento da Tela é Realizada por Barramentos de Led’s. Este Assunto já foi Explicado em Posts Anteriores.

IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES DA PLACA BACK-LIGHT

Esta Placa é Chamada de Inverter Back-Light; Ela é a Responsável pela Geração da Alta Tensão e Controle da Luminosidade das Lâmpadas CCFL (Lâmpadas Fluorescentes de Catodo Frio) da Tela do Televisor LCD.

No Circuito de Controle das Lâmpadas Fluorescentes Existe um Inversor de Freqüência. Este Circuito Eletrônico Possui um Oscilador Interno que Poderá Oscilar em uma Frequência de Até 80 kHz. Esta Variação de Frequência, é a Responsável pelo Controle da Luminosidade na Tela do Televisor. Existe uma Particularidade no que se Refere as Ligações Internas das Lâmpadas CCFT no Inversor. Normalmente São Conectadas 2 Lâmpadas em Paralelo em Três Conjuntos.

Dependendo do Tamanho das Telas dos Aparelhos de TV Menores que 22’’ é Utilizado Um Bloco apenas, de no Máximo 4 Lâmpadas Frias Fluorescentes do Tipo CCFT (Lâmpadas de Catodo Frio) .

Nos Televisores com Telas maiores que 22’’ São Utilizados 2 Módulos Semelhantes para Fornecer Energia Suficiente para 6 ou Mais Lâmpadas, Ligadas em Paralelo, duas a duas. Tudo isso é para Melhorar a Luminosidade em toda a Extensão da Tela. Neste Caso Há Necessidade de Gerar mais Potência no Módulo Inversor. Tendo em vista esta Demanda de Energia, a Maioria dos Blocos Inversores Back-Light, Trabalham com um ou dois Reatores que Têm a função de Gerar uma Tensão Alternada que Variam entre 780 Volts a 1000 VAC.

Nos Receptores que Utilizam os Barramentos de Leds este Módulo é Completamente Diferente. Este assunto Já foi Visto nos Posts Anteriores. Dê uma Olhada Lá.

IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES DA PLACA T-CON

A Placa T-CON Tem a Função de Controlar Todos os Bits de Vídeo no Formato LVDS, (Nível de Vídeo com Tensão Baixa) Oriundos do Chip Scaler para o Tempo ideal e dessa Forma Realizar o Sincronismo das Varreduras Horizontal e Vertical no Display LCD.

E, é a Partir desta Placa que os Sinais de Vídeo na Forma Digital Irão Excitar os Drivers (Circuitos Integrados Excitadores Localizados no Display) Correspondentes às Varreduras Horizontal e Vertical para o Posicionamento Correto do Sinal de Vídeo nos Pixels Correspondentes e Gerar dessa Forma a Imagem Completa e Correta no Display ou Tela do Televisor LCD.

A Placa T-CON é uma Peça Importante, pois é a Placa que Controla os Sinais de Vídeo Direcionados ao Display LCD. Ela Fica Localizada Entre a Placa Principal (Placa de Sinal) e o Display LCD. Ela é a Responsável pelo Transporte dos Sinais LVDS (Sinais Digitais de Vídeo e Controle) em Altíssima Freqüência e Velocidade para o Display.

Por Incrível que Pareça, Esta Placa é a que mais Apresenta Defeitos de Imagem nos Televisores LCD.

Nesta Placa está Instalado o Circuito Integrado Chamado de Gamma Generator.

Este Chip Tem a Função de Minimizar as Distorções de Cores, às Vezes presentes na Tela do Televisor.

Que Distorção é esta?

Esta Distorçâo, Corresponde exatamente a Dispersão entre a Luminosidade e o Contraste no Transdutor LCD, Sensibilizado pelo Sensor Light no Display. Este Circuito Integrado tem a função de Minimizar o Efeito Visual de Uma Imagem Espelhada, Causada pelo Movimento das Moléculas do Cristal Liquido.

Toda essa Complexidade Eletrônica é Gerenciada pelo Chip Microprocessador que Está Residente no DSP (Processador de Sinal Digital ).

IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES DA PLACA DA FONTE SMPS

Esta é a Placa da Fonte de Alimentação que Todos os Televisores Tem que Ter. Esta Placa Utiliza as Tecnologias de Fonte Linear (Convencional ) e Chaveada. Ela é a Responsável pelas Tensões Reguladas e Estabilizadas para Alimentar os Circuitos da TV.

Todos os Circuitos Necessitam de Tensões Adequadas para a Polarização dos Semicondutores Chips, Transistores e Etc.

É Fácil Notar que a fonte de Alimentação é a Responsável pelas Tensões Básicas de qualquer Equipamento Eletrônico. Se a Fonte Estiver com Problemas, nenhum outro Estágio Funcionará Adequadamente e, Conseqüentemente, o Aparelho Irá Apresentar Defeitos Diversos.

DIAGRAMA DE BLOCOS DE UM CIRCUITO BÁSICO DA FONTE CHAVEADA.

A Maioria das Fontes Chaveadas Possuem Circuitos Semelhantes. E são Formadas por Blocos com Funções Generalizadas Como:

Filtro de Linha: É um Circuito Formado por Indutâncias e Capacitores, que Tem a Função de Eliminar ou Minimizar as Interferências Eletromagnéticas, visto que a Própria Fonte Chaveada Trabalha em Freqüências Altas, e Poderá Causar EMI (Interferência Eletromagnética) na Rede Elétrica ou Receber Pulsos Transientes .

Ponte Retificadora: É um Bloco ou um Conjunto de Diodos de Silício, que Retificam a Corrente Alternada em Onda Completa, Gerando uma Tensão Contínua na sua Saída e Filtrada pelo Capacitor Eletrolítico.

Conversor DC/DC: É um Circuito Formado por um Transistor Comutador, FET ou MOSFET de Potência, e um Transformador de Alta Freqüência, Chamado de Trafo Chopper, que Comutam uma Freqüência de Aproximadamente 40 kHz, Onda quadrada e Retificada em vários Tapes do Enrolamento Secundário Formando as Fontes Secundárias DC.

Circuito de Controle: É um Circuito Integrado (Foto-Acoplador) que Recebe uma Tensão de Referência da Saída DC e Injeta no Circuito Regulador, Isolado Eletricamente.Ela Controla as Tensões de Saida.

Circuito de Regulação PWM: É um Circuito Integrado que Recebe a Informação do Circuito de Controle, e Gera uma Onda Quadrada, Através de uma Técnica Especial Chamada de PWM (Modulação por Largura de Pulso) e Injeta no Transistor MOSFET (Chaveador).

Saídas DC: É um Circuito que Contém Diodos Retificadores e Filtros na Saída de Diversos Tapes do Transformador Chopper, com o Objetivo de Alimentar os Diversos Módulos Com Tensões Adequadas e Filtradas.

Referência: É um Circuito Integrado que Retira Uma Tensão de Referência da Saída DC e Injeta ao Foto-Acoplador para Fins de Comparação e Regulação da Tensão de Saída DC. Este Componente Faz parte do Circuito Automático de Tensão de Entrada 127V / 220V.

Diagrama Unifilar de um Receptor de TV LCD

Já Vimos como os Circuitos das Placas São Energizados. Agora você Vai Entender como os Sinais Fluem desde a Antena até a Tela LCD.

Eu Aconselho que você Tente Gravar na sua Memória (Decorar Mesmo) pelo menos um Diagrama Unifilar de um Televisor LCD Simplificado na Cabeça, por que Será muito Útil no Raciocínio Lógico para Identificar a Etapa Defeituosa e Reparar Futuramente os Televisores LCD e LED Mais Facilmente.

Para Começar, Inicialmente você Terá que Acompanhar o Fluxo do Caminho do Sinal de Vídeo, Dentro do Receptor.

Neste caso Terá que Começar pela Antena. É ela que Capta o Sinal da Emissora através das Ondas de Radio Frequência (RF), os Sinais de TV Modulados e Codificados.

Este Sinal de Radio Frequência é Entregue ao Tuner (Sintonizador de Canais), que Entra no Estágio Chamado Switch (Chaveador). Ele é quem Seleciona o Modo da Função Desejada pelo Telespectador, que Pode Ser:

Vídeo Composto, Video Componente, R,G,B, HDMI, etc.

Antes de mais nada é bom Relembrar que a Formação de Imagem Colorida é a partir das Cores Fundamentais, que

São o Vermelho ( R ), Azul ( B ) e a Cor Verde ( G ). Mas a Cor Verde não é Transmitida por que ela já Está Inserida na Mistura entre os Sinais Diferença de Cor.

Então, na Saída do Chaveador Vão Aparecer um dos Sinais Y que Corresponde a Luminância (luz),e os Sinais U e V que Correspondem as Cores Azul e Vermelho. Estes Sinais Analógicos Seguem para o Estágio Scan Converter (Conversor Analógico / Digital), Convertendo os Sinais de Vídeo Analógicos Y, R-Y e B-Y Chamados de Sinais Diferença de Cor em Sinais Digitais na Forma de Bits Amostrados e Quantizados Relacionados como:

Y = Luminância ( Sinal com Nível de Luz) , B-Y = Sinal Diferença de Cor Blue (Sinal com Nível de Cor Azul), e R-Y = Sinal Diferença de Cor Red (Sinal com Nível de Cor Vermelho).

A partir daí Seguindo o Fluxo de Vídeo Vai um novo Estágio Chamado Scaler. Este é o Chip DSP que é o Processador Digital de Sinais, Responsável pelo Tratamento dos Bits do Sinal de Vídeo.

Este Chip Transforma os bits Y, R-Y, B-Y que São os Sinais Diferença de Cor em Sinais de Vídeo Composto R, G, B. Ele também Faz o Gerenciamento da Varredura Horizontal e Vertical na Tela da TV, Responsável pela Definição da Resolução, tudo isso com o Auxilio das Memórias SRAM, ROM, FLASH ROM e EEPROM, Conectadas a ele para Fins de Armazenamento Digital.

É muito Fácil Identificar Em uma Placa de Sinal o Chip Scaler; ele é o maior Circuito Integrado do Televisor.

Este Chip Possui uma Altíssima Velocidade para fins de Processamento e Controle dos Sinais de Vídeo Digitais R, G, B em Formato de Dados Armazenando tudo em Memória SDRAM . Após esse Processo ele Vai Controlar os Chips Drivers da Matriz do Display na Tela LCD. O Chip Scaler também Tem a Função de Ajustar Automaticamente os Diferentes Níveis de Apresentação de Vídeo na Tela, Chamado de Relação de Aspecto como os Formatos 4 x 3 (TV Standard ) e 16 x 9 (TV Alta Definição).

Para estes Procedimentos é Utilizada a Técnica da Multiplexação por Divisão de Tempo (TDM), Com os Sinais R, G, B Digitais Controlados no Tempo pelo Controlador de Vídeo do Display.

Seguindo o Fluxo, Após o Chip Scaler, os Sinais de Vídeo Já Transformados em Sinais R, G, B todos na Forma Digital, mas de uma Forma Diferente, porque agora Aparece um Fluxo de Sinal em Altíssima Frequência Chamado de Sinal de Baixa Tensão Diferenciado (LVDS). Este é um Sinal Simétrico que Possui duas Polaridades; Negativo e Positivo com Aproximadamente 250mV de Amplitude .

Esta Técnica Tem como Objetivo de Transferir todo o Fluxo de Vídeo da Placa de Sinal para o Display LCD, Eliminando Todas as Interferências Externas da Interface no Vídeo.

IDENTIFICAÇÃO DOS CHIPS DA PLACA T-CON

Você já Viu através do Diagrama que antes dos sinais R, G, B chegarem ao Display LCD Entre a Placa Principal do Televisor e o Display LCD Existe uma Pequena Placa Denominada de Placa T-CON. Existem Vários Modelos de Placas T-CON. A Função deste Dispositivo já foi Explicado Anteriormente, mas é Bom Repetir para uma melhor Compreensão.

Esta Placa Transporta e Controla todos os Bits LVDS, Oriundos do Chip Scaler com uma Determinada Base de Tempo Ideal para Realizar o Sincronismo das Varreduras Horizontal e Vertical no Display LCD. Os Sinais LVDS Caminham Juntos Com os Dados e Clock que São os Pulsos de Sincronismos que irão Excitar os Chips Drivers (Instalados na Própria Tela LCD) Correspondentes às Varreduras H e V para a Estabilização do Display de Acordo com a Imagem Apresentada na Tela. .

UFFA!!!! Essa Teoria toda é Necessária ?

Espero que você não Tenha se Assustado com a Quantidade de Informações Técnicas que Já Passei até aqui neste Post.

Mas esta Teoria é Primordial para você Poder Aplicar à Prática, o Raciocínio Lógico e Tomar uma Decisão Correta na Hora que For Reparar um Televisor LCD.

Mas, ainda não Acabou não!. Tem muito mais coisas à Discutir; mas Vamos Devagar, Passo a Passo, para um Melhor Aprendizado.

No Próximo Post vou lhe Explicar o Funcionamento Básico do Diagrama de Fluxo do Sinal de Vídeo de Um Televisor LCD com os Seus Chips Principais e Ensinar a Você a Percorrer este Fluxo Desde a Antena até o Display LCD.

E o mais Importante, também como Bônus vou Apresentar para você os 20 Defeitos que mais Acontecem nos Televisores de LCD e LED, com Telas Reais e Explicações Detalhadas,para Facilitar os Reparos. Não Percam !!!!!!

E aí, Gostou ? Se tiver Qualquer Dúvida, Faça um Comentário Logo Aqui em Baixo que Eu Ficarei Feliz em te Responder... Ou Se Quiser se Aprofundar Mais sobre o Assunto, Acesse a Minha Loja em www.arilsonbastos.com

Fique Atento ao Próximo Artigo... Te Garanto que Será Magnífico ou Até Melhor que Este... Aguarde!!!

Grande Abraço! Professor Arilson Bastos


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page