COMO FUNCIONA UMA REDE DE EMISSORAS DE TELEVISÃO
Olá Amigo.!!!!!! Tudo bem ?
Estou aqui de Volta com mais um Post que com Certeza você Vai Gostar, Porque Irá Complementar os Posts Anteriores Já Editados e Expostos na Rede, Sempre com um Objetivo, que é de Oferecer Conteúdos Tecnológicos Atualizados mas sempre com uma Linguagem Simples que Atenda a você que é Engenheiro, Técnico,Estagiário, Hobbista, ou Está se Formando em Comunicação e Deseja Trabalhar em uma Emissora de Televisão.
Para você Conseguir este Intento, que É o seu Sonho, É Necessário Seguir os Três Fundamentos Básicos: Desejo, Ambição e Vontade.
Neste Post eu Vou Oferecer a você o Mínimo Necessário de Conhecimentos Técnicos, mas Altamente Relevantes, para que Consiga Alcançar o Seu Intento.
Neste Post Vou Explicar com Detalhes como Funciona uma Rede de Emissoras de Televisão.
Então, Vamos Lá ?
Sistema de Transmissão e Recepção de Televisão Broadcasting
Redes de Televisão
As Emissoras de TV não Funcionam Isoladamente, elas Funcionam Normalmente em Redes de Televisão Através do Sistema de Transmissão e Recepção de Televisão Broadcasting. Esta Rede é Baseada em Três Subdivisões que São:
Estação Geradora, Estações Afiliadas, e Retransmissoras.
Estação Geradora
Esta é a Estação Principal, que é a Responsável pela Produção de Todo o Conteúdo da Rede Nacional. Na Prática, Existem Redes de TV que São Proprietárias de até cinco Geradoras no Brasil. Por Exemplo, as Cidades de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro. Mas a de São Paulo é a que Centraliza o Conteúdo Produzido pelas demais Emissoras.
Estações Afiliadas
São Estações Ligadas Administrativamente por Contratos com a Geradora e Estão Instaladas nas Capitais que não Têm Conteúdos Programáticos Televisivos Próprios. Estas Estações Atendem também as Cidades Próximas Repassando o Sinal da Emissora. Por Lei, Elas Precisam Preencher uma Parte da Sua Programação com Conteúdo Regional. Algumas Emissoras Possuem mais de 100 Afiliadas em Todo o Brasil, onde Normalmente São Produzidos pelo menos os Jornais Locais.
Retransmissoras
São Estações que Estão Localizadas nas Cidades menores. Apenas Repetem o Conteúdo Transmitido pelas Afiliadas por Completo, para que o Sinal de TV Alcance todas as Residências Dentro da Área de Cobertura. Para Isto São Utilizados Links de Microondas ou Satélites.
Sistema de Transmissão e Recepção de Televisão Headend
A Estação Geradora é Chamada de Headend que é a Cabeça da Emissora, onde Fica toda a Estrutura Técnica de Distribuição do Sinal Televisivo,como Coordenação e Direção Geral da Emissora. Nesta Estação é Possível Visualizar todas as Imagens que Serão Distribuídas na Rede e Selecionadas pelo Diretor Geral de TV.
Todo o Conteúdo da Programação é Realizado pelo Headend, Onde o Sinal é Processado e Modulado Adequadamente para o Sistema de Transmissão através de uma Antena, que Emite uma Onda Eletromagnética com o Objetivo de Alcançar as Residências Localizadas na Região Pré-Determinada pelo Projeto Inicial e com a Devida Concessão da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
As Transmissões de TV Digital Broadcasting podem ser Realizadas e Distribuídas de Diversas formas: Terrestre, Satelital e Cabo CATV.
Sistema de Transmissão e Recepção de Televisão Broadcasting
Terrestre - Nas Transmissões de TV Digital Broadcasting Terrestre, que é o Sistema de Radiodifusão, é Utilizada uma Antena Transmissora Instalada no ponto mais Alto da Cidade.
Esta Antena Gera um Campo Eletromagnético Ominidirecional, com um Formato Circular cujo Diâmetro é em Torno de 40Km. Esta Célula de Radio Frequência (RF) Corresponde a Cobertura de Alcance do sinal de TV.
Com uma Antena do Tipo UHF é Possível Obter Recepção de TV Digital Através de um Aparelho de Televisão Moderno que Já Possui um Conversor Interno, ou com um Receptor Antigo Através de um Conversor Set Top Box, e também com um Notebook ou Até com um Telefone Celular.
Sistema de Transmissão e Recepção de Televisão Via satélite
Satelital- Nas Transmissões de TV Digital Broadcasting através dos Satélites Geoestacionários ,estes que se Encontram a 30.000Km de altitude, funcionam como Refletores, pois Recebem o Sinal de TV do Headend com o Conteúdo da Programação e o Envia para o Destinatário que Pode Ser uma Ramificação Desta Rede de TV em qualquer Lugar do País ou simplesmente para um assinante apenas.
Sistema de Transmissão e Recepção de Televisão a Cabo CATV
Cabo CATV- Nas Transmissões de TV Digital Broadcasting através do Sistema de TV a Cabo, a Rede de TV também é Extremamente Eficiente, por que o Sinal Chega ao Headend Pelo Sistema de Radiodifusão Via Satélite, e daí é Distribuído através de Fibras Ópticas para os diversos Troncos da Região e Segue para as Residências através de Cabos Coaxiais.
Links entre parábolas
Links de Microondas – Os Links de Microondas (Relay Station) São Utilizados em Transmissão e Recepção do Sinal Normalmente nas Retransmissões de TV.
A Preocupação da Equipe Técnica é muito Enfatizada com Relação a Distância entre as Parábolas e a Linha de Visada para que não Haja Intercepção ou Bloqueio do Sinal no Caminho entre as Antenas.
Sistema de Retransmissão e Recepção de Televisão
As Estações Afiliadas e Retransmissoras normalmente são Empresas de Comunicações Independentes. Depois de Receber a Concessão de Funcionamento pela Anatel, Associam-se a pelo menos a uma Emissora para Transmitir a Programação dela para Locais onde o Sinal da Geradora não Alcança.
Na Estação Geradora é Produzido todo o Conteúdo de Vídeo e Áudio de Caráter Nacional, como por Exemplo, as Novelas e os Principais Telejornais Nacionais. Outras Emissoras Possuem mais de uma Geradora e Podem Dividir a Produção dos Programas Nacionais entre elas. Em algumas Regiões que contam com Estações Geradoras Recebem o Sinal Diretamente delas, mas, para Obter um Alcance bem maior, o Sinal é Enviado Via Satélite, que o Retransmite para todas as Afiliadas. Elas Recebem a Programação Nacional, Acrescentam mais alguns Programas Locais e Transmitem esse novo Conteúdo Para a sua Região e também para as Estações Retransmissoras.
Normalmente, na Estação de Retransmissão de TV Existe uma mini Headend que Recebe toda a Programação de Conteúdo dos Programas Locais Via a Cabo Óptico, Programas Externos Via Satélite e Programas ao Vivo através de Links Realizados pelo Caminhão de Externa chamado de Unidade Móvel.
Dentro do mini Headend todas as Informações de Vídeo e Áudio são Multiplexadas, e Enviados em um Pacote de Stream de Dados Digitais Modulados para um Transmissor de Microondas na Frequência da banda KU, 12GHz. Daí segue para a Antena Parabólica Direcionada para a Estação Retransmissora da Cidade. A partir deste Ponto a Transmissão Local desta Cidade é Realizada através de uma Antena Ominidirecional UHF na Frequência do Canal disposto pela ANATEL, Atendendo assim todos os Habitantes Locais.
Gap-Filler
Algumas Cidades dentro do seu Próprio Estado possuem Estações Retransmissoras Locais. Mas elas às vezes não Alcançam as Regiões Desejadas. A solução neste caso é a Utilização de Métodos de Retransmissão de TV Adequados.. A sua Retransmissão é Realizada através do Sistema Gap-Filler, que são Repetidores de Sinais a cada 30Km da Estação Geradora, com o objetivo de Atender as Regiões de Área de Sombra (Região onde não chega o sinal de TV).
Sistema SFN
Nas Retransmissões Digitais de TV Locais, o Método mais Adequado é o Sistema SFN (Rede de Frequência Única). Este Sistema Trabalha com vários Dispositivos Gap-Fillers que são Retransmissores de Baixa Potência que Emitem o Conteúdo da Emissora através de Antenas Distribuídas ao longo das Regiões Predeterminadas, todas Sintonizadas na mesma Freqüência, Oriundas da Estação Geradora Principal. Mas Lembro a você que os Retransmissores de TV não Possuem Programas e Conteúdos próprios, elas apenas Reproduzem o que Recebem.
Diagrama Completo do Sistema de Produção de Conteúdo (Headend), Transmissão e Recepção de uma emissora de Televisão
O Headend Recebe todas as Programações locais Via Cabos Ópticos e através dos Encoders MPEG-2, Seguem para o Multiplex. As Programações Externas Vindas dos Satélites São Decodificadas pelos Receptores IRD, também Seguem para um outro Multiplex. Cada Sinal Realiza a sua Modulação e Vão até o Combiner, que é um Dispositivo de Microondas que Une as Informações Digitais com a Freqüência e a Potência Determinada do Canal de TV. Uma Antena Localizada no Ponto mais alto da Região Transmite o Sinal de Televisão Digital.
Nas Residências, basta Ter uma Antena UHF e um Receptor Digital para Receber o Sinal da Emissora. Se você Tiver Usando um Receptor antigo, Deverá obrigatoriamente Utilizar também um Decodificador Externo, chamado de Set Top Box.
Sistema de Transmissão e Recepção de Televisão Via IP
O IPTV (Internet Protocol Television) ou também Chamado de TVIP (Televisão por IP) é o mais Moderno Método de Transmissão de Sinais Televisivos. Assim como o antigo já Conhecido VOIP (Voz sobre IP), o IPTV também Utiliza o Protocolo IP Internet Protocol como Principal meio de Transporte de conteúdo. A Distribuição do Sinal de TV Via Protocolo IP (Protocolo Internet), Funciona como o streaming, Utilizado para Recepção em Televisores Smart com Programações da Rede e Exclusivas como por exemplo NETFLIX. A rede IP Atende Simultaneamente toda a Comunicação Multimídia com Acesso a Banda Larga. Como exemplo de Aplicações,Posso Citar: Stream de Dados através de Servidores, Ensino a Distância, Automação e Segurança através de CCFTV Circuito Fechado de TV), Teleconferência, Jogos PC através de Redes LAN , Broadcasting, etc.
Bom, Mas este Tema Que Estou Passando para Você ainda Não se Esgotou. Na sequência Você Terá Outros Posts Tratando sobre as tecnologias empregadas em Transmissão de TV e Nos Estúdios de Televisão. Aguarde que tem mais...
E aí, Gostou ? Se tiver Qualquer Dúvida, Faça um Comentário Logo Aqui em Baixo que Eu Ficarei Feliz em te Responder... Ou Se Quiser se Aprofundar Mais sobre o Assunto, Acesse a Minha Loja em www.arilsonbastos.com.
Fique Atento ao Próximo Artigo... Te Garanto que Será Magnífico ou Até Melhor que Este... Aguarde!!!
Grande Abraço! Professor Arilson Bastos