Como funciona um estúdio de TELEVISÃO
COMO FUNCIONA UMA EMISSORA DE TELEVISÃO
Olá Amigo.!!!!!! Tudo bem ?
Neste Post eu Vou Oferecer à você Conhecimentos Básicos, mas Altamente Relevantes, que irá Explicar o Funcionamento de uma Emissora de Televisão.
Quando eu Visitei pela primeira Vez um Estúdio de Televisão, Fiquei muito Impressionado com aquela Tecnologia da Época, que se Dizia de Última Geração. Isso Aconteceu mais ou menos no Ano de 1964 na Extinta TV Rio Canal 13 do Rio de Janeiro, quando Assisti o Programa ao Vivo “Discoteca do Chacrinha”.
Fiquei Deslumbrado ao Observar toda aquela Estrutura Montada para se Transmitir uma Imagem de Televisão, ainda em preto e branco. E, Foi a partir Daí que Tive a primeira Sensibilidade e Motivação para Trabalhar na Área.
E, pensei comigo mesmo: Gostei do que Vi. Quero Partir para a TV.
Pensamento Positivo para Conseguir o Sucesso Profissional
Olha ! Eu Fiquei muito Entusiasmado mesmo, tanto É que Aproveitei a Ocasião e Procurei saber quais Seriam os primeiros passos Necessários para Conseguir Ter Acesso à Emissora; mas não como Espectador e sim como Técnico. Logo após alguns Meses, Surgiu um Concurso Divulgado na Imprensa para fins de Ingresso na Equipe Técnica da TV.
Não Perdi Tempo, Fiz a minha Inscrição e logo depois Realizei as Provas. Depois de alguns Dias Saiu o Resultado. Fui Aprovado em segundo lugar entre 35 Profissionais.
Participação de um Curso dentro de uma Emissora de TV.
Você não Queira Saber quão Feliz eu Estava naquele Momento; Consegui Realizar o meu primeiro Sonho. Lá Estava eu dentro de uma Emissora de TV Visitando todas as Instalações internas, Assistindo todo o Processo de Captação de Imagem e Som, e Finalmente Participando de um Curso Técnico de Estúdio de Televisão.
Este É apenas um pequeno Resumo que Conta o Início da minha Vida Profissional, que Marcou o Início de tudo, onde e como tudo Aconteceu. Acredito que você também Tenha um Desejo de Trabalhar em Televisão; e Tenho a Certeza de que neste Momento a Ambição lhe toma à Cabeça, porque atualmente É uma das melhores Áreas, Tendo em Vista o Aprendizado e Aplicações de novíssimas Tecnologias, Acesso a Cursos Específicos, e principalmente a Obtenção de um Emprego Estável, com Salários Convidativos e plena Condição de Galgar novos Cargos no Futuro.
Para você Conseguir Obter o seu Sonho Profissional, Será Necessário Ter Vontade. E, isso Acredito que você Tenha.
Aí Está a sua grande Oportunidade. Aproveite-a com Tenacidade e Vontade de Chegar lá.
Entrevista para a Seleção de Candidatos ao Emprego na TV.
Como você Viu, É de Praxe que qualquer Empresa de Comunicações Áudio Visual, Realizar uma Entrevista ou uma Prova à todo Candidato ao Emprego; seja na Área de Comunicações ou Tecnológica.
Em uma Emissora de Televisão não É diferente. É Claro que você Passará também por pelo menos uma Entrevista com Assuntos Específicos à Vaga Desejada.
Para Atender exclusivamente à você, Caro Amigo Escrevi este Post para Desmistificar o Assunto e Prepará-lo à Contento para o seu Objetivo.
Então, Vamos Começar ?
Diagrama Básico de uma Emissora de Televisão
Todas Emissoras de Televisão Possuem um Diagrama Básico que Apresenta um Sistema de TV, que É Definido como o Conjunto de Equipamentos Específicos e de uso Geral, com Recursos e Operações que Geram Sinais de Vídeo e Áudio Associados, que Podem Ser Transmitidos por Cabo, Radiados por Via Terrestre, ou Via Satélite. O Produto Final que É o Sinal de TV É então Recebido com Qualidade pelos Telespectadores.
Normalmente todas as Emissoras de TV Possuem um Layout Básico Similar em Condições de Operar Comercialmente.
Neste Diagrama Básico Deverão Constar :
Estúdios,Controle Técnico,Centro de Produção de Vídeo e Áudio,Centro Exibidor,Sistema de Unidades Móveis com Microondas, Sistema de Unidades Móveis com Up Links, Sistema de Unidades Portáteis Móveis Chamada de Muchilinks, Centro de Transmissão,e os Repetidores dos Tipos Gap Filler e SFN.
Estúdios de TV
Toda Emissora de TV não Possui apenas um Estúdio, e sim Vários Estúdios. Pelo menos um Estúdio Específico para Atender Reportagens como Jornalismo, e um outro com Auditório para shows, etc. Em todos os Estúdios Ficam apenas as Câmeras, Controles das Cãmeras, Receptores de Televisão para o Monitoramento, Caixas de Sonorização, Microfones e os Equipamentos de iluminação. Convém Observar que os Equipamentos de Gravação, Distribuição, Chaveamento da Monitoração e Medição Devem Ficar em uma Área Restrita como a de Controle Técnico.
Qualquer um dos Estúdios Tem a Capacidade de simplesmente Gravar um Programa e Enviá-lo através de um Dispositivo Comutador para um Centro Exibidor, que por sua vez É o Encarregado de Enviá-lo ao Centro Transmissor.
Estúdio de TV para Entrevistas
Nos Estúdios Exclusivos para Entrevistas Ficam Normalmente apenas duas Câmeras, Controles das Câmeras, Receptores de Televisão para o Monitoramento, Caixas de Sonorização, Microfones do Tipo Lapela individual e os Equipamentos de iluminação.
Estúdio de TV para Jornalismo
Nos Estúdios Exclusivos para Jornalismo Devem Ter Câmeras Especiais que São Conjugadas pelo Dispositivo Teleprompter que Facilitam a Leitura do Texto para o Jornalista.Também Tem os Dispositivos de Controles das Câmeras, Receptores de Televisão para o Monitoramento, Caixas de Sonorização, Microfones do Tipo Lapela e os Equipamentos de iluminação.
Estúdio de TV para Shows com Platéia
Nos Estúdios Exclusivos para Shows com Platéia você Vai Encontrar mais Equipamentos, Visto que a Área É bem maior dos que os outros Estúdios. É Fácil Visualizar Diversas Câmeras, Gruas com Câmeras suspensas Especiais, Controles das Câmeras, Receptores de Televisão para o Monitoramento, Caixas de Sonorização Direta e de Retorno, Microfones com Pedestal, Painéis com Murais iluminados Fazendo parte da Cenografia como também os Equipamentos de Controle de iluminação Chamados de Dimmer para os Efeitos Especiais.
Estúdio de TV para Locução
O Estúdio para Locução Normalmente É ocupado apenas pelo Locutor Noticiarista de TV que Normalmente Lê Assuntos importantes sobre a Programação da Emissora de Televisão, cujos Textos São previamente Preparados pelo Setor de Redação.
Este Estúdio É instalado em um Local pequeno Totalmente Projetado com uma Acústica Especial, com o Sistema de Switcher (mesa de controle e equalização de áudio), DVD’s, Dispositivos HD para Gravações e Reproduções, Monitor de Vídeo com Programações Visuais Sequenciais já previamente Gravadas e disponíveis na Tela, Microfone do Tipo Console, Amplificador de Áudio com pequenas Caixas Acústicas, Televisor de Monitoração e Fones de Ouvidos
Controle Técnico
Na Sequência do Layout de uma Emissora de TV, Aparece agora a Sala de Controle Técnico. Esta Sala É Separada e Isolada dos Estúdios, e através de um Vidro o Operador Tem uma Visão Ampla do Estúdio que Está Sendo Monitorado. Nesta Sala há diversos Monitores, Medidores de Níveis de Sinais de Áudio e Vídeo, Equalizadores, Mesa Comutadora Amplificador de Áudio e pequenas Caixas Acústicas. O Controle Técnico Tem a Função específica de Analisar Tecnicamente todos os Sinais de Ádio e Vídeo que são Captadas pelas Câmeras de cada Estúdio. Estes Sinais Seguem para a Comutação que normalmente É Chamado de Switcher.
Matriz Switcher Comutador
O Matriz Switcher, também Chamado de Comutador Principal É o ambiente onde São Realizadas todas as Comutações (interligações) entre os Vrios Estúdios e o Centro de Pós - Produção de Conteúdos. Esta É a Sala de Controle e de Cortes da Programação, ondeTtrabalha uma Equipe Formada por um Operador de Áudio, Operador de TV, Operador de Caracteres, Play List e o Diretor de TV. Todos Trabalham em Conjunto para Controlar um Programa.
“O switcher É o Cérebro de um Telejornal. Desde a Sequência das Matérias que Vão ao Ar até o Enquadramento Focal dos Apresentadores no Estúdio É Decidido neste Ambiente. Tudo isso É Feito para que o Programa Chegue com Qualidade na Casa do Telespectador. Nesta Sala você Verá inúmeros Monitores de Vídeo, cada qual com Imagens Diferenciadas que Chegam dos Estúdios Independentes. Uma Imagem apenas É Selecionada através da Mesa Matriz de Comutação.
A Programação Desejada É Selecionada e Analisada pelo Diretor do Programa que É então Chaveada e Direcionada ao Centro Exibidor.
Centro de Produção
O Centro de Produção É a Responsável pela Produção, Gravação, Edição e a Finalização dos Programas de TV. Nesta Sala Trabalham em Conjunto vários Profissionais. É esta a Sequência do Processo de Produção de uma Reportagem, ou Programa de TV. A Produção de uma Matéria Televisiva É uma Verdadeira Arte; porque basta Ter um Assunto em pauta, toda a equipe se Reúne e com Diversas Técnicas de Jornalismo Surge a Reportagem Final que o Telespectador Vai Receber e se Informar sobre o que Está Acontecendo no seu Estado, País e no Mundo.
Tudo isso se Inicia através de uma Idéia, Pensada na Reunião de Pauta Preliminar, e que Pode Ter várias Fontes de Informações e Vir de qualquer Lugar.
Centro de Pós-Produção
O Centro de Pós-Produção É a Sala onde todos os Assuntos Abordados e Selecionados Anteriormente pelo Grupo do Centro de Produção São Revisados e Finalizados. Esta Sala também Tem a Função de Preparar e Editar os Programas Realizados Internamente em qualquer dos Estúdios ou Externamente Oriundos da unidades Móveis de Microondas (via satélite), UpLinks (via parabólica) ou MuchiLinks (via Web), antes de Serem Exibidos.
Nesta Sala você Verá inúmeros Monitores de Vídeo, cada qual com Imagens Diferenciadas que Chegam das Fontes Internas ou Externas, que Podem Ser Imagens ao Vivo, ou Gravações para Serem Selecionadas e Editadas. Neste Ambiente também Pode-se Realizar aInserção de Textos no Quadro da Imagem e Efeitos Especiais. A partir deste Processo, somente as Imagens Qualificadas São Direcionadas para o Setor de Comutação.
Centro Exibidor
O Centro Exibidor Recebe todos os Sinais Prontos para a Exibição, e É Selecionado uma Programação apenas pelo Diretor do Programa para Ir ao Ar. Neste Centro Exibidor São Verificados todos os Conteúdos da Programação através de Monitoramento das imagens que Estão Sendo Recebidas e Transmitidos através de inúmeros Monitores de Leds instalados em um Painel. O Diretor de Corte e o Diretor Técnico Seleciona a Imagem e Som e Analiza-os Tecnicamente para a Avaliação de Qualidade, como SD (baixa definição) e HD (alta definição), como também 1Seg (transmissão de TV via celular).
A partir daí, É Realizado o Envio de todos estes Sinais em vários Links de Microondas, ou Via Cabos Ópticos para o Centro de Transmissão.
Convém Ressaltar que Atualmente na Era da TV Digital Existe a Possibilidade de se Transmitir vários Programas ao mesmo Tempo, com o Emprego da Tecnologia da Multiprogramação, tudo isso no mesmo canal. Com esta Nova Tecnologia, Além de Aumentar a Confiabilidade do Sistema, Transmitindo com Altíssima Qualidade, este Processo novo Poderá por exemplo Gerar e Transmitir vários Sinais em 3 ou mais Links Simultaneamente.
E aí, Gostou ? Se tiver Qualquer Dúvida, Faça um Comentário Logo Aqui em Baixo que Eu Ficarei Feliz em te Responder... Ou Se Quiser se Aprofundar Mais sobre o Assunto, Acesse a Minha Loja em www.arilsonbastos.com
Fique Atento ao Próximo Artigo... Te Garanto que Será Magnífico ou Até Melhor que Este... Aguarde!!!
Grande Abraço! Professor Arilson Bastos