REPARAÇÃO DOS RECEPTORES DE TV LCD E LED
PARTE 3
Olá Amigo.!!!!!! Tudo bem ?
No Post Anterior Expliquei Detalhadamente o Funcionamento Básico do Diagrama Unifilar do Sinal de Vídeo de um Televisor LCD com os Seus Chips Principais e agora Você vai Percorrer este Fluxo Desde a Antena até o Display LCD para Sedimentar o Conteúdo Absorvido.
Naquele Post Apresentei Todas as Placas Existentes nos Televisores LCD, com as Explicações das Funções detalhadas sobre cada uma delas.
Neste Post irei Apresentar Alguns Defeitos Reais que Ocorrem Nestas Placas com a Amostra de Várias Telas Coloridas, para a Melhor Visualização Prática, com o Objetivo Maior na Fixação dos Defeitos e Dicas para as Soluções.
Então Vamos Lá ?
Fluxo do Sinal de Vídeo
Através do Fluxo de Sinal Você Pode Identificar o Caminho do Sinal de Vídeo, Desde a sua Entrada, que Pode Ser de Diversas Formas, como: Canal de TV, S-Vídeo, Vídeo Composto, R,G,B , HDMI ,até o Display LCD.
Nesta Ordem, Posso Citar Três Circuitos Principais:
Circuito da Placa de Sinal, Onde se Encontra a o Processador do Sinal de Vídeo Chamado, de Scaler. Ele Poderá estar Localizado Junto a Placa T-CON ou na Placa Principal, Vai Depender de Cada Modelo ou Marca do Televisor.
Circuito da Placa T-CON, Responsável pelo Interface de Conexão da Placa Mãe e o Display ( Tela e seus Drivers).
Circuito da Placa V-Con, Onde se Encontra os Drivers do Display também Chamado de Tela. Esta Placa Faz Parte do Display porque ela é uma membrana contendo os chips Drivers e é soldada.
Vamos Agora Acompanhar O Caminho do Sinal?
O Vídeo é Direcionado pelo Processador de Imagem e depois Enviado para a Placa de Conexão que Repassa o Sinal Através dos Drivers para Cada linha de Informação na Tela. Esta Imagem Vai ser Direcionada na Tela a Partir das Informações de Dados Diferenciados em duas Partes Significativas. Os Televisores Mais Modernos de LCD Utilizam esta Configuração, onde Cada Metade da Tela Tem a Imagem Trabalhada por Dois Grupos Significativos de Drivers.
Na Prática é Fácil Identificar o Caminho do Sinal que Chega no Display.
Convém Lembrar que Em Todos os Televisores o Sinal de Vídeo Chega Até o Display Através da Placa T- CON.
Existem Diversos Modelos de Placas T-CON. Mas todos Sem Exceção Têm a Mesma Função. Normalmente na Maioria, na Parte Inferior desta Placa Chega Um Cabo, com Fios Múltiplos que é chamado de Flat Cable que Através de Um Conector Interligam À Placa Mãe ou Placa de Sinal da TV.
Na Parte Superior da Placa T-CON Saem Dois Flats que Estão interligados com o Display (Tela) Saida à Direita e Saída à Esquerda que Têm a Função de Transportar os Bits de Vídeo para a Formação da Imagem Completa .
Diagrama Polifilar dos Drivers do Painel LCD.
Através do Diagrama Polifilar do Painel LCD É Possível Analisar os Flat Cables que Interligam a Placa T-CON Até o Display LCD.
Nesta Placa Você Vai Encontrar os Drivers Que Tanto Falei Neste Post. Estes Drivers São Circuitos Integrados que Excitam e Direcionam os Sinais Digitais para o Acionamento das Linhas e Colunas e Também os Sincronismos do Display. Os Drivers. Eles Estão Inseridos nas Lâminas Flexíveis que Fazem Parte do Display LCD.
Daí Pode-se Perceber se Um Driver Desse Queimar, Automaticamente Afetará a Tela do Televisor, Porque Aparecerão Vários Riscos Negros ou Claros.
È Impossível um Pobre Mortal Substituir um Driver. Se Ele Tiver com Problema Só nos Resta Substituir Toda a Tela, Porque o Driver É Um Chip Impresso na Placa Flexível Que Faz Parte do Display, Montado na Fábrica
Flat Cable
.Os Flat Cables São Cabos de Formato Chato que Contém Múltiplos Fios e São Utilizados em Todos os Televisores LCD. Eles Interligam Vários Circuitos Como a Placa de Sinal à Placa T-CON, Que Liga ao Display LCD. Os Sinais de Vídeo Que Passam pelo Flat Cables Utilizam a Tecnologia LVDS. Normalmente É um Cabo Múltiplo Contendo 18 Fios ou Mais, Dependendo da Marca e Modelo da TV. Ele Funciona Como Uma Interface de 8 Vias, ou 4 Pares.
Normalmente É Utilizado Um Par de Fios para Cada Cor Primária, (R.G.B.) e Um Outro para o Sinal de Clock (Sincronismo). Existe um Circuito Integrado que É Chamado de CI “Transmissor LVDS” na Placa Lógica, e Um Outro CI, Que É o “Receptor LVDS” na Placa do Display onde Fica a Tela. Estes Circuitos Integrados São os Responsáveis pela Comunicação de Dados Entre as Placas.
O Significado da Sigla LVDS Pode-se Traduzir como Um Sinal Diferencial de Baixa Voltagem. O Termo Diferencial Origina dos Amplificadores Diferenciais Contidos Internamente nos Circuitos Integrados. Este Faz com Que, por Exemplo, os Sinais do Croma R, G, B Tenham Pares Múltiplos Simétricos ou Seja, Possuem Sinais de Baixas Tensões +R, -R, +G, -G, +B, -B e Sincronismos Horizontal e Vertical.
Esta Técnica de Simetria Faz com Que os Chips Anulem ou Cancelem os Ruídos de Comunicação Entre a Placa Mãe (Motherboard) com o Módulo do Display LCD. Traduzindo na Prática,um Sinal de Vídeo Isento de Ruídos Espúrios e/ou Interferências Eletromagnéticas.
Este Cabo Flexível É o Responsável pela Causa de Diversos Defeitos nos Televisores LCD, que Às Vezes o Técnico Não Experiente Fica em Dúvida e Condena Logo o Módulo Display Sem Antes Analisar os Flats.
Através de uma Simples Observação Visual Podemos Identificar um Flat Cable com Problemas. Você Poderá Facilmente Visualizar um Problema Muito Comum, ou Seja, a Ruptura do Flat pelo Dobramento que Ele Mesmo Fica Suscetível.
È Muito Comum Encontrar Cabos Flats Apresentando Uma Ruptura em Um ou Mais Pontos em Função da Posição Que se Encontra Instalado na Placa.
Flat Cable Dobrado
Outra Situação É a Junção de Trilhas que às Vezes Apresentam Uma Possível Condução. Normalmente esta Possibilidade Ocorre Durante o Processo de Manutenção, Onde Após a Retirada do Flat Ocorre a Sua Inserção de Maneira Incorreta. A Maioria dos Defeitos de Telas Acontecem Devido ao Mau Contacto dos Flat Cables. Evidentemente Estou me Referindo aos Flat Cables Interligados com o Painel LCD.
Flat Cable Com Algumas Trilhas em Curto
Em Alguns Modelos de TV Existem os Flat Cables Que não São Inseridos em Conectores. Eles Estão Conectados Até a Tela por Uma Espécie de Prensagem ou Aderidos na Placa.
Aí É que Está o Problema. Porque Com o Passar do Tempo, Devido ao Calor que a Tela É Submetida, Estes Flats Apresentarão Mau Contato ou Curto Circuito em Algumas Trilhas, Causando Alguns Problemas na TV. Os Defeitos Mais Comuns nesta Situação São Linhas ou Faixas Brancas nos Sentidos Horizontal ou Vertical Que São Visíveis nos Cantos ou no Centro da Tela.
Flat Defeituoso por Ruptura
Outra Situação Que Acontece com o Cabo Flat É a Ruptura Parcial de Algumas Trilhas. Isto Ocorre em Muitos Casos Pelo Calor Excessivo Oriundo das Lâmpadas ao Qual Fica Submetido. Uma Outra situação É o Descolamento do Flat Também Devido ao Calor Interno do Painel. Lembro a Você Que o Painel É Fechado, Portanto o Calor das Lâmpadas Fica Retido na Parte Interna Acarretando Problemas Diversos.
Flat Cable Rompido ou Corroído
Existe Um Outro Fenômeno Que Eu Não Poderia Deixar de Citar. É a Oxidação do Material. Quando Ocorre Uma Oxidação nos Cabos ou Nos Conectores Fica Quase Impossível Recuperar a Tela, Porque as Trilhas se Abrem, os Componentes Ficam Deteriorados, Corroídos e os Flats Que Ligam a Tela se Abrem.
Pontos de Fixação dos Flats daTela
Alguns Técnicos Fazem até a Recuperação de Alguns Flats da TV, Mas os Cabos Que Ligam ao Display (Tela) a Situação se Complica. É Mais Difícil Porque Estes Flats Possuem Uma Película Muito Fina e São Fixadas Sobre a Placa, Juntamente com Alguns Chips Impressos Nela .
E aí, Gostou ? Se tiver Qualquer Dúvida, Faça um Comentário Logo Aqui em Baixo que Eu Ficarei Feliz em te Responder... Ou Se Quiser se Aprofundar Mais sobre o Assunto, Acesse a Minha Loja em www.arilsonbastos.com
Fique Atento ao Próximo Artigo... Te Garanto que Será Magnífico ou Até Melhor que Este... Aguarde!!!
Grande Abraço! Professor Arilson Bastos