A história da televisão III
PARTE 3
A TELEDIFUSÃO NO MUNDO
Dando sequência ao Post anterior,Parte 2, o nome televisão originou após o aperfeiçoamento do tubo de Zworikin feito pelo americano Philo T. Farnsworth. Antes era dominado como "Visual Broadcast" - radiodifusão visual ou rádio visibilidade. O início da indústria de transmissores, receptores e de válvulas de TV foi em 32, nos Estados Unidos. Já em 1936, o destaque do começo da TV foi para a BBC com a coroação do Rei Jorge VI da Inglaterra que atingiu a audiência de 50 mil telespectadores. No mesmo ano, o discurso do presidente americano Franklin Roosevelt na inauguração da Feira de Amostra de Nova York e, em julho, as transmissões regulares da emissora de Nova Jérsey foram as irradiações pioneiras da TV norte americana em preto e branco. Em 35, foi a vez da França. Em 52, da Rede Nacional de Televisão da Itália, liderada pela RAI - Rádio Audizione Italia.A 22 de março de 1935 surge a televisão alemã, que sofreu interrupções durante a Segunda Guerra Mundial, retornando em seguida sob restrições judiciais, apesar de terem criado emissoras independentes. Mas, também, vale lembrar que a TV a cores alemã, pelo sistema PAL*, foi lançada em 1967. E na Espanha, a primeira estação de TV foi inaugurada em 56, na própria capital. De 1956 a 1962 apareceram mais 9 emissoras. Sendo que, em 1965, foi lançado o segundo canal em UHF. E "nasce" em 1974 a primeira TV em cores espanhola. Na seqüência apresentamos um cronograma das primeiras transmissões de TV do mundo.
A TELEVISÃO NO BRASIL
Bem , agora vamos falar de nós.O mundo estava caminhando junto da mais nova evolução tecnológica. O Brasil não podia ficar para trás. A 18 de setembro de 1950, o jornalista Francisco Assis Chateaubriand Bandeira de Melo inaugurou a primeira estação de TV brasileira: a PRF3 - TV Tupi de São Paulo, com uma antena instalada sobre o prédio do banco do Estado de São Paulo. A emissora, que era conveniada aos Diários Associados, foi montada com os equipamentos da RCA. Junto veio o engenheiro da Radio Corporation of America, Walter Obermiller, Para instalar a aparelhagem e orientar a equipe técnica brasileira.A emissora começou com uma câmara a menos. A lenda diz que Chateaubriand quebrou uma garrafa de champanhe para batizar uma das três câmeras importadas, que acabou sendo danificada. Enfim, a televisão brasileira começou na base do jeitinho. O primeiro programa a ir ao ar foi o "TV na Taba", apresentado por Homero Silva com uma hora de atraso e o primeiro telejornal foi o "Imagens do Dia", escrito por Rui Resende minutos antes de começar. Quatro meses depois, em 51, foi inaugurada a TV Tupi, canal 6, do Rio de Janeiro com câmeras da RCA e Dumont e uma antena instalada no alto do Pão de Açúcar, sendo que os transmissores eram da General Eletric.No entanto, poucas pessoas tinham um aparelho de TV em casa - cerca de cinco. Então, as Emissoras Associadas forneceram televisores para serem colocados em lugares públicos. Mas a primeiríssima imagem da TV brasileira foi transmitida em circuito fechado com o frade/cantor Jose Mojica, ex-ator de Hollywood, antes da inauguração.Depois da TV Tupi do Rio, a febre da televisão aumentou. Em 1952, surgiu a TV Paulista, além de outras emissoras nos anos seguintes. em São Paulo: TV Record, TV Excelsior e TV Cultura. No Rio: TV Rio e TV Continental. Em Belo Horizonte: TV Itacolomi e TV Alterosa. Brasília: TV Brasília, TV Alvorada e TV Nacional. E mais as afiliadas das Emissoras Associadas em Porto Alegre - TV Piratini - e no Paraná - TV Paranaense. Todas essas emissoras foram inauguradas no período de 53 a 59.
Vejam como eram os modelos da TV’s naquela época
Primeiros Televisores importados para o Brasil
Já em 1965, a 26 de abril foi inaugurada a TV Globo, canal 4, do Rio de Janeiro. Em 66, por causa da baixa audiência em relação a TV Tupi de São Paulo, a TV Paulista cedeu o canal 5 para a Globo, quando passou a ser recebida naquela capital. Em 67, surge a TV Bandeirantes de São Paulo, canal 13.Após seis anos de vida, constatou-se um crescimento em audiência e em renda publicitária na TV brasileira. Em 56, calculava-se um milhão e meio de telespectadores. Só em São Paulo, "as três emissoras de TV passaram a faturar mais em publicidade do que as treze estações de rádio reunidas"(1), na época.Todos os programas eram ao vivo e estavam sujeitos a erros, que não tinham como serem corrigidos, por estarem no ar, principalmente os teleteatros. Para sanar o problema foi usado um aparelho que não fazia outra coisa a não ser filmar novamente as imagens já televisionadas, ou seja, refilmada todas as cenas erradas. O aparelho era o Kinescópio. Em 50 foi testado um dispositivo da Bing Crosby Enterprise, para gravar imagens e que não deu certo. Só seis anos depois surgiram os gravadores Ampex, que foram logo adquiridos pelas cadeias de TV americanas CBS e NBC. No Brasil, que é chamado de videotape, chegou em 1960. A sua primeira função foi no teleteatro da TV Tupi com a peça "Hamlet", de William Shakespeare, adaptada e dirigida pelo, já falecido, Dionízio Azevedo.Com o advento do videotape, possibilitou a criação das redes de televisão. As afiliadas recebiam as copias enviadas em latões de rolos pesados de fita magnética das sedes localizadas no Rio e em São Paulo. As fitas eram do mesmos esquema do cinema: precisavam ser reveladas e passadas em um aparelho de telecine.Foram aparecendo, então, as cadeias de TV: Rede Tupi, Rede Globo - através da distribuição de fitas e depois com o satélite Intelsat - e REI (Rede de Emissoras Independentes lideradas pela TV Record). Com a saída de cena da Tupi, em 1980, os canais foram cedidos para Silvio Santos - TVS, que foi criada em 76 no Rio e transmitia junto com a Tupi e para João Jorge Saad (Bandeirantes). A TV Record se juntou à TVS em 77 e três anos depois formou-se o atual Sistema Brasileiro de Televisão, sendo que cada um seguiu o seu caminho separadamente. A TV Educativa surgiu no início da década de 70.As mais recentes são a Rede Manchete, de Adolph Bloch, que foi inaugurada em 1983 e a CNT em 93. Todas são transmitidas em VHF (Very High Frequency) - Freqüência muito Alta. Mas em 1989 surge em são Paulo a TV multinacional de música: MTV (Music Television) do Sistema da TV Abril, em UHF (Ultra High Frequency) - Freqüência Ultra Alta. Em junho de 90 é inaugurada a TVA (TV Abril), com um sistema de transmissão codificado - sinal fechado - e em novembro de 1991, surge a Globosat. Ambas são as TVs por assinatura via satélite. Já em 93, nasce o mais novo sistema de transmissão, usado há mais de 30 anos nos Estados Unidos: é o CATV - televisão a cabo - NET Rio.
O ARCO-ÍRIS NA TELEVISÃO
Além de ser criado em 1925 o iconoscópio e a televisão em preto e branco, Zworikin patenteou neste mesmo ano um sistema de televisão a cores. Mas três anos depois, Baird realizou alguns testes de transmissão a cores na Inglaterra, que lhe trouxeram resultados satisfatórios.
No entanto, em 1938, o francês Georg Valensi patenteou um sistema, onde a transmissão de partículas coloridas da imagem eram enviadas por impulsos elétricos em seqüência e sucessivamente. Ao contrário do sistema norte americano que é paralelo: o NTSC. Porém, o sistema de Valensi - SECAM - foi aperfeiçoado e adotado pela televisão francesa.
Sistemas do mundo
No norte da América, o NTSC - Nacional Television system Comitte - é usado desde 1953, quando foi possível abrir concessões para estações regulares de TV a cores. Apesar da abertura, a introdução da cor na telinha americana foi gradativa e só em 66 é que a maior parte da programação era a cores, sendo integral em 1967.
O NTSC é também aplicado no Canadá, México e Japão - segundo país a usar o sistema - e nos vários países da América Central e do Sul. Em seguida, esse sistema foi adotado na França, Inglaterra e na antiga União Soviética. Só que, em 64, estes países tentaram um sistema único, provocando discussões por três anos, quando a França se decidiu pelo SECAM - Sequenttelle Avec Memoire, sendo adquirido também pela Grécia e ex-colônias francesas da África.
Paralelo ao NTSC e ao SECAM, surgiu na Alemanha o sistema PAL - Phase Alternation Line - que é usado na Áustria, Itália, Suíça, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Islândia.
Campbell Swinton e seu projeto
SISTEMA ANALÓGICO ADOTADO NO BRASIL
A princípio foi abolida a hipótese de utilizar NTSC na transmissão a cores, por ser um sistema de padrão de cor instável. Então, o Conselho Nacional de Telecomunicações publicou, no dia 7 de março de 1967, a Resolução nº 20, que decide a adoção do sistema NTSC/PAL no Brasil, por ser compatível com o sistema acromático padrão NTSC e cujas características constam do NTC-29” (1). Portanto, foi adotado no país o sistema americano de 525 linhas por um trinta avos de segundo. Este padrão é designado pelo M, sendo então chamado de PAL-M.
Mas a TV a cores brasileira só foi lançada em 1972 na transmissão da Festa da Uva, que aconteceu na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. A partir daí, ficou incorporada de vez a expressão "via satélite". A implantação da cor foi gradativa. Essa "lentidão" foi necessária por causa de poucas produções e receptores a cores, por motivos econômicos e de troca de equipamentos, como: transmissores, câmeras, telecines, para tudo estar adequado ao PAL-M. Mas a adesão de todas as emissoras de TV à cor não foi proporcional a dos telespectadores, por ser o televisor a cores mais caro que o branco e preto, que também é compatível ao sistema PAL-M.
A EVOLUÇÃO DOS RECEPTORES DE TV
Na sequência apresentamos as TV’s da década de 1960 que demonstram a evolução dos receptores de TV até os dias de hoje.
Se você deseja conhecer com detalhes como funciona cada receptor apresentado, sugiro acessar a página do professor Arilson Bastos.
Televisores de tubo de raios catódicos da década de 1960
Na sequência apresentamos as TV’s da década de 2016.
Estes modernos televisores são completamente diferentes com relação aos antigos.Estes utilizam a tecnologia Digital, com telas dos tipos LCD,LED , OLED, 3D,SMART.
Quer saber como funciona ? Então me acompanhe neste Blog que irei explicar tudo direitinho.
E aí, Gostou ? Se tiver Qualquer Dúvida, Faça um Comentário Logo Aqui em Baixo que Eu Ficarei Feliz em te Responder... Ou Se Quiser se Aprofundar Mais sobre o Assunto, Acesse a Minha Loja em www.arilsonbastos.com
Fique Atento ao Próximo Artigo... Te Garanto que Será Magnífico ou Até Melhor que Este... Aguarde!!!
Grande Abraço! Professor Arilson Bastos